Devolução de Mercadorias

De Manual - Intelitime Solucoes
Ir para: navegação, pesquisa
  • Segue abaixo o procedimento para lançar uma devolução de mercadoria:
  • Para lançar uma devolução de mercadoria, é necessário saber qual é a nota de origem, para consultar o número:

-Módulo de Faturamento-Pesquisar-Nota Fiscal

  • Com o número da nota fiscal, o lançamento da devolução será feito no módulo financeiro, gerando um contas à pagar para compensar o contas à receber gerado por essa venda.

-Módulo Financeiro-Lançar-Devolução de Mercadoria

-Módulo Financeiro-Efetuar-Inspeção de Conta à Pagar

-Módulo Financeiro-Analisar-Conta à Pagar

  • Para estar compensando o contas à pagar gerado pelo lançamento da devolução com o contas à receber gerado pela venda dessa mercadoria, deve ser feito:

-Módulo Financeiro-Efetuar-Devolução de Mercadoria

(Lembrando que na hora de efetuar a devolução, é necessário selecionar qual parcela que será compensada, e o valor. No campo RECEBER A IMPORTÂNCIA DE: o valor à ser recebido não pode ser maior que o total dessa parcela.)

  • Para conferir o Contas à Receber:

-Módulo Financeiro-Pesquisar-Contas à Receber

  • A entrada dessa mercadoria no estoque seja feito da seguinte forma:

- Módulo de Estoque-Lançar-Retorno de Carne com Osso (Embarque) ou Lançar-Retorno de Produtos com Código de Barras (Embarque) caso tenha etiqueta para ler pelo código de barras.

  • Para os clientes que não tem leitora, e entrada deve ser lançada manualmente:

-Módulo de Estoque-Produção-Entrada Manual

  • Caso seja a baixa dessa devolução tiver que ser estornada, o estorno deverá ser feito da seguinte maneira:

-Módulo Financeiro-Estornar-Recebimento

-Módulo Financeiro-Estornar-Histórico do Recebimento

  • O contas à pagar que gerou dessa devolução também deve ser estornado:

-Módulo Financeiro-Estornar-Débitos Diversos

-Módulo Financeiro-Estornar-Redução de Conta à Pagar

  • Fazendo esse procedimento a devolução estará disponível para ser efetuada novamente. Lembrando que caso a devolução já tenha sido efetuada, deverá entrar com contato com o Suporte Intelitime.